terça-feira, 27 de maio de 2008

Après nous le déluge

Neste blogue praticam-se a Liberdade e o Direito de Expressão próprios das Sociedades Avançadas
By KAOS
Bom, depois do fantástico texto da ressuscitada Amélia das Marmitas, e do furor mundial que a sua Fundação, AMELIE OF CRUTCHES FOUNDATION , está a desencadear, acho que há muito pouco para escrever.
Acho espantoso que chova desde que o Zé Manel morreu, e suponho que seja um sinal celeste de que a perda foi mesmo irreparável.
Nem a Sibila de Cumas se pronunciaria assim, e só Juno lançaria um dilúvio numa mais daquelas muitas vezes em que Júpiter a encornou.
Outros tempos, outros deuses.
A megera Ferreira Leite, apoiada no seu Muleta "Doce" -- "Doce" vem da Doce com quem se casou: inventei o nome agora, podem usá-lo à vontade, nós não cobramos direitos de autor... -- dizia eu, a Bruxa, e o Muleta "Doce", já se pronunciaram sobre o essencial: em acordo, com tudo, com Sócrates, destruição do Serviço Nacional de Saúde, Permissividade do Estado na Especulação sobre o Preço dos Combustíveis, e suponho que em tudo o resto: fim do Ensino Público, da Cultura Nacional, e de todos aqueles primores -- O "deficit", já me esquecia do "Deficit", pois!... -- portanto, já sabem que podem votar neles, para manter a evolução na continuidade.
Sou uma figura que não gosta de muita publicidade: sou discreto, certeiro, mas secundário. Todavia, repetem-se, em meu redor, imensos apelos para que avancemos para qualquer coisa de foro partidário. Colaborarei, enquanto ideólogo, muito dificilmente, enquanto rosto. Sou um intelectual: cumpre-me a mim lançar ideias, para os políticos defenderem na Ágora, dificilmente, tornar-me orador, tanto mais que a Política não me atrai, e só dela falo agora, porque estamos a chegar à beira de uma hecatombe, financeira, económica e social.
Vão pensando nisso.
Um novo partido, o Partido Radical (sem esquerda, nem direita, mas radical no discurso e nas propostas), e, sobretudo, sem nenhum dos rostos com responsabildades na porcaria a que chegámos.
Integramos, desde o início, por iniciativa da E-ko, e do Tiago Soares Carneiro (Tiago, não era altura de enviares ao aleijão hansbeckert@gmail.com um email, a pedir a imediata retirada do teu nome próprio, lá daquela porcaria dela?... Aparentemente, num dia de chuva, já me disseram que isso é Crime, quer seja blogosférico, quer seja Atmosférico, mas talvez seja eu que estou hoje um pouco desfocado. É só uma sugestão, nada de grave) os movimentos de boicote às gasolineiras, e vamos mantê-los, doa a quem doer.
Civismo é isto mesmo.
Mais civismo, ainda, seria fazer uma safadeza, só que essa iria implicar meios mais vastos e caros, que era, em ver de termos, outra vez, redespoletado o fadinho chorado da Fome na Etiópia, das restrições do arroz do LIDL, e da multiplicação das catástrofes humanitárias por todo o Hemisfério da Desolação, agarrar naquelas crianças que são vítimas, em Bolsa, dos especuladores de alimentos, e fretar uns "charters", para lhes espalharmos, à porta, na próxima segunda-de-manhã, todas as bocas que por aí fossemos encontrando esfomeadas, em Portugal, Sudão, Magrebe, Brazil, Índia, Tibete, Birmâmia, China, Palestina, África do Sul, etc., à hora exacta em os especuladores de sentam, em Londres, Nova Iorque, Berlim, Singapura, Tóquio, Paris, Xangai, Hong-Kong e Frankefurt, para eles verem como tornar a vida dos seus semelhantes humanos ainda mais difícil não são só cifrões, nem papel virtual.
É um cenário impossível, mas que maravilhosa visibilidade não se teria então...

12 comentários:

quink644 disse...

Andas para aí...

e-ko disse...

eu não sei quem é essa do novo partido, calhou assim, lancei a coisa no blog do camarada koprotkine depois de andar a falar no assunto há algum tempo... mas pró caso, agora, é fazer força pró mesmo lado e muita se for possível... lixem a galp!

Clitoriz Feliz disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Paulo Pedroso disse...

Acho curioso, meu caro, que se diga que a culpa da subida dos preços é dos especuladores e depois se virem contra a GALP ou a BP.

A não ser que estejam na disposição de defender a tese absurda e ridícula de que a GALP é responsável pela especulação dos mercados mundiais, que a GALP representa os especuladores ou que os especuladores representam a GALP, parece no mínimo despropositado atirar pedras a uma ou várias empresas quando dizem que a culpa é dos especuladores.

Se os preços do café, no mercado mundial, estivessem a subir loucamente devido à especulação, vocês faziam greve à DELTA e à SICAL, não é? Inteligente, meus caros! Inteligente!

Há uma ano atrás, andava tudo sossegado a remunerar a GALP na casa dos 4 euros por barril e ninguém protestava. Hoje protestam quando a GALP se viu, por força das circunstâncias do mercado, a reduzir em mais de 50% a sua margem de lucro. Devem achar que as empresas adoram matar a sua galinha dos ovos-de-ouro, adoram subir loucamente os preços dos seus produtos, para venderem cada menos e para terem de reduzir significativamente as suas margens de lucro.

Se a GALP aplicasse hoje a margem de lucro que aplicava há um ano atrás, teríamos uma Economia mais deprimida, vendiam-se ainda menos combustíveis e a GALP reduzia ainda mais o seu volume de negócios.

Sinceramente, meus caros, anda tudo distraído. Se a culpa é dos especuladores, como dizem, acham que é uma empresa como a GALP, que deve representar uns meros 0.2% do mercado mundial, a responsável pelo estado a que chegámos?

Paulo Pedroso disse...

E a culpa disto tudo, como bem sabes, é do bichedo. Ainda agora li, no Expresso Online, que a marcha de São Paulo, onde estiveram presentes 4 a 5 milhões de manas, foi patrocinada pela PETROBRÁS!!!

:-))

Cidadão do Mundo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Cidadão do Mundo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Paulo Pedroso disse...

Já percebemos, cidadão da selva, que o seu QI se situa num desvio-padrão considerável em relação à média, mas não é propriamente para o lado direito da escala.

Disfarçar o quê seu idiota?

O seu sentido de humor é assim tão básico?

Pedro Jorge Barroca disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Opus Dei disse...

Podem apertar as braguilhas que Controleira já passou. Hoje vinha vestida de hipólita gorda

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Clitoriz Feliz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.