sexta-feira, 30 de maio de 2008

O Frei Tomás Português

Portugal tem, em 2006 … dois pontos acima da média da UE, está ao nível da Irlanda, três pontos abaixo da Grécia, dois pontos abaixo da Espanha e da Itália e um ponto abaixo do Reino Unido. Longe da Noruega, da Dinamarca, da Suécia e da Holanda.

Quem fala assim não é o Gabriel Alves, mas uma das mais reputadas jornalistas económicas portuguesas.
Porque sobre o que ela fala é sobre a economia.
E porque é que ela fala, hoje, sobre a economia?
Ora muito bem, porque o namorado foi criticado por não ligar peva aos problemas económicos do rebanho que pastoreia, e como todos sabemos o Amor é a coisa mais linda do Mundo.
Adiante.

Quem também veio falar da pobreza dos outros foi o excelentíssimo Doutor Mário Soares.
Ele ordena aos jovens que de momento estão a tomar conta do PS que “
façam uma "reflexão profunda" sobre "a pobreza; as desigualdades sociais; o descontentamento das classes médias" e sobre "questões prioritárias", como "a saúde, a educação, o desemprego, a previdência social, o trabalho”.

Meu senhores, vindo de quem nunca teve um trabalho na vida, de quem governou os tugas durante anos a fio, de quem espatifou milhões e milhões em passeatas pelo globo (lembram-se do simpático casal montado no elefante e dele montado (salvo seja) na tartaruga, de quem tem uma reforma mais que milionária, de quem tem carro, secretária adjunto e mordomo às ordens, a quem a Câmara Municipal de Lisboa ofereceu meio milhão de contos para guardar os seus livros e a quem os portugueses pagam os polícias que lhe guardam as várias casas particulares e que mesmo assim ainda quer, e tem, as contas telefónicas pagar por nós, parece ser um bocadinho de atrevimento.

Mas a este velhote tudo lhe perdoam.

4 comentários:

quink644 disse...

Portugal é uma experiência sem fim... Como eu gosto de dizer: é um baluarte de esperança e a adega do mundo... O velhote é apenas um tasqueiro que se desenrascou bem, a si e seu clã, que já vai pelo mesmo caminho...

Jay Dee disse...

Concordo com o/a Quink. País de tachos e enquanto assim for nada muda. Bom fim de semana*

Paulo Pedroso disse...

Caro Fado,

Por acaso, não concordo com a avaliação que faz sobre as passeatas de Mário Soares. Tenho muito a criticar (assim como a louvar) no seu percurso político mas não embarco nesse tipo de críticas.

É certo que ele é um autêntico bonacheirão e andou a passear de tartaruga, de elefante e sabe-se lá quantas espécies mais tiveram de o carregar.

Mas, meu caro, as viagens que ele fazia, fazia-as em nome de Portugal e dos interesses dos portugueses. Levava enormes comitivas de empresários, ministros, artistas e intelectuais que, nessas viagens, tinham a obrigação de estabelecer parcerias, aumentar os investimentos no estrangeiro ou captar investimentos para Portugal, criar laços de estreitamentos culturais, diplomáticos, económicos, políticos e sociais.

Ele soube, como poucos, aproveitar-se da sua condição de político e de PM de Portugal. Mas, nem tudo, nas suas viagens, se resumia a pândega.

Abraços!
:-))

fado alexandrino. disse...

Muito Obrigado

Paulo Pedroso, de boas vontades está o inferno cheio.
É claro que não podemos estar orgulhosamente sós mas basta comparar a sobriedade de Cavaco à exuberância gastadora do Marocas.
Está-lhe no sangue!