quarta-feira, 28 de maio de 2008

Inspirado numa alfinetada da E-Ko

Apesar de conter cenas classificadas como pornográficas, o filme Shortbus está longe de ser algo do género. Muito pelo contrário, consegue integrar imagens explícitas de variadíssimas sexualidades, sem perder o fulgor, o brilho, a emoção e a sensibilidade. Um adulto mais sensível a sexualidades alternativas poderá encontrar alguma dificuldade em visualizar todo o filme. No entanto, com alguma tolerância conseguirá chegar ao fim e perceber a beleza intrínseca deste filme, que trata da sexualidade humana e não de sexo. É um filme sobre a busca da felicidade e das muitas dificuldades que podemos encontrar no caminho para a realizar.

Deixo as duas cenas finais deste filme. No primeiro vídeo poderão ver como uma mulher de feições asiáticas, que nunca conseguiu alcançar um orgasmo, tenta atingi-lo, masturbando-se num banco perto de uma praia. A frustração por não o conseguir leva-a a "sugar" toda a energia eléctrica de Nova Iorque. A cidade fica às escuras e será essa ausência de luz que encaminha todos os protagonistas para o clube nocturno que costumam frequentar.

O segundo vídeo, que corresponde ao final do filme, passa-se no clube nocturno onde se costuma reunir uma população muito heterogénea, e onde todas as tensões, frustrações, emoções e sensibilidades acumuladas vão (re)encontrar-se, esclarecer-se e resolver-se. Podem assistir, nesse segundo vídeo, a um dos momentos mais emocionantes do filme: ao som de uma belíssima canção ("In the End") os sentimentos mais autênticos de cada um dos protagonistas vêm ao de cima e libertam-se as emoções e os desejos. O espaço transforma-se e fica carregado de ternura e paixão. Será nessa altura que aquela personagem alcança, pela primeira vez na sua vida, um orgasmo, libertando toda a energia nela acumulada, devolvendo a luz à cidade de Nova Iorque. Belíssima metáfora!



IN THE END
"We all bear the scars.
Yes, we all feign a laugh
We all sigh in the dark;
get cut off before we start.
And as the first act begins,
you realize they're all waiting
for a fall, for a flaw,
for the end.
There's a path stained with tears.
Could you talk to quiet my fears?
Could you pull me aside,
just to acknowledge that I tried?
And as your last breath begins,
contently take it in,
because we all get it in
the end.
And as your last breath begins,
you find your demon's your best friend.
And we all get it in the end.
We all get it in the end.
Yes, we all get it in the end"

Sem comentários: