domingo, 18 de maio de 2008

a questão do "eventual" na teoria do aquecimento global




"Nos dias atuais, o debate da comunidade científica não é se a Terra está em processo de aquecimento ou não. Todos os cientistas, de um lado e do outro do muro, concordam que sim. O que se discute são as causas do aquecimento e as medidas preventivas para melhorar o futuro da humanidade. "

"A reação dos cientistas que discordam do modelo antropogênico do aquecimento global é baseada no seu direito de discordar a respeito de conclusões que carregam alto grau de incerteza, mas que são apresentadas como se fossem verdades incontestáveis pela mídia e pelos movimentos ambientalistas, fazendo com que a afirmação mais politicamente incorreta a ser feita é a conclusão de inúmeros estudos e análise de coleta de dados feita por diversos cientistas: a de que o aquecimento global não é um problema, ou se é, é um evento completamente natural na Terra, como os outros inúmeros processos de alteração de temperatura que já ocorreram durante a história do planeta. Muitos desses cientistas compõe ou compuseram o IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), órgão da ONU destinado a estudar as mudanças climáticas no planeta. " daqui.

"The Great Global Warming Swindle (A Grande Farsa do Aquecimento Global, em português ) é um controverso documentário produzido pelo britânico Martin Durkin e exibido no dia 8 de março de 2007 para a Channel 4 (mesma produtora de Beyond Citizen Kane ) que apresenta idéias opostas àquelas sobre as quais se baseiam os estudos sobre o aquecimento global .
O filme apresenta cientistas, economistas, políticos, escritores e outros céticos do consenso científico sobre o aquecimento global antropogênico. A publicidade ao programa afirma que o aquecimento global provocado pelo homem é uma mentira, o maior embuste dos tempos modernos".

"O canal 4 britânico, que exibiu o documentário no dia 8 de março de 2007, descreveu o filme como "uma polêmica que une as opiniões bem documentadas de cientistas respeitados para alcançar as mesmas conclusões. Este é um filme controverso, mas sentimos que é importante que todos os lados do debate sejam ouvidos".

"A exatidão do programa foi disputada em muitos pontos e vários comentaristas o criticaram, dizendo que é parcial e que a opinião prevalecente acerca do aquecimento global é apoiada por todas as academias científicas países desenvolvidos e outras organizações científicas. O filme contraria as posições destas instituições científicas entrevistando cientistas como Richard Lindzen e outros contribuintes para os relatórios do IPCC, que discordam das explicações que atribuem o aquecimento global a atividades humanas. " daqui.
Devo acrescentar, depois de já ter criticado, em comentários, as atitudes de Al Gore, que vi o documentário referido no texto da wikipédia de que apresento excerto, e, que, se por um lado me parece que é tendencioso e parcial, tenho de admitir que ajuda a interrogar-nos um pouco mais sobre o que eventualmente se esconde nas hipóteses defendidas por uns e por outros.
Depois, as questões de ecologia e equidade de distribuição de víveres e água, no mundo, me preocupam muito mais, porque, pouco a pouco as energias renováveis alternativas estão a ser cada vez mais desenvolvidas e que nos próximos anos vamos ver outros tipos de motores que não funcionem com carburantes fósseis... aqui e agora, preocupa-me a fome no mundo e o aumento progressivo da pobreza num país como o nosso, enquanto as empresas e os seus gestores engordam duma forma desmedida... ver as declarações de António Mexia (EDP) quando anunciou que os quadros superiores tinham sido aumentados de cento e tal porcento! escandaloso! quando os aumentos da maioria dos empregados não chegaram aos 2%!!!!
E, volto à vaca fria, com a questão, preocupante para a ecologia e para o aquecimento global, do consumo de de carne bovina no planeta, e relembro o que já por aí escrevi:
A redução do consumo diário de carne nos países desenvolvidos até 2050 ajudaria a limitar o aquecimento global, afirma um estudo publicado pela revista britânica "The Lancet". Das emissões mundiais de gases que provocam o efeito de estufa, insistiu a equipe, 22% são oriundas da agricultura, uma proporção similar à do setor industrial, mas superior à dos transportes.

O gado, especialmente no seu transporte e na sua alimentação, afirma o estudo, é o responsável por quase 80% das emissões agrícolas, principalmente em forma de metano. Seria necessário limitar a 50 g por dia o consumo de carne vermelha procedente de ruminantes, que emitem metano, um dos gases responsáveis pelo efeito estufa. O consumo médio de carne está em 100 g por pessoa ao dia no mundo, com diferenças consideráveis entre os países desenvolvidos - de 200 a 250g - e os países pobres - 20 a 25g.
Mas não é só para reduzir a emissão de gases com efeito de estufa, é também para reduzir o consumo de água e as áreas afectas à actividade agro pecuária que não param de aumentar, levando à desflorestação que por si só participa também no aumento do aquecimento global; é bom saber que:

- para 1 kg de carne bovina é necessário 100 vezes mais água que para 1 kg de trigo;

- que metade das superfícies agrícolas no mundo servem a produzir a alimentação para a criação de gado; é necessário 10 kg de forragens para produzir 1kg de carne de vaca;

- ou que o número de pessoas alimentadas por ano por hectare é de 22 com as batatas, 19 com o arroz... 2 com carne de ovino e 1 com carne bovina.

Sem comentários: