segunda-feira, 14 de julho de 2008

A Propósito do Post Tiros, Políticos e Verdades que ninguém quer dizer...



Respondendo ao Textusa:

Textusa disse...
Resumindo, se percebi bem:O Estado fazer-se respeitar.As maiorias ditarem as regras pelas quais todos devemos viver, incluíndo, obviamente, as minorias.A cinderela aceitar posar nua.
13 de Julho de 2008 23:40




quink644 disse...
Tens a particularidade de tentar simplificar demasiado as coisas, quando elas são tudo menos simples... Essa tua ideia, de que a maioria dita as regras às diversas minorias, aparentemente pode-te parecer que seja assim, mas esse problema já vem desde o séc.V a.c., com Sócrates, Platão, os Sofistas e a Democracia. Obviamente, como diria Platão, a Democracia é o regime em que os labrêgos governam, pois eles eram e serão sempre a maioria. Porém, este seu controle da situação é ilusório, como bem demonstrou o mesmo Platão, já que há minorias que pela sua capacidade de poder económico transformam o regime democrático numa plutocracia, acabando, no entanto, por ser sempre uma minoria a governar a maioria, que fica toda satisfeita por julgar que é ela que governa. Compreendes?



O mesmo se passa hoje em dia, há um conjunto de pequenas minorias, chamemos-lhe assim, que exercem o poder de facto, enquanto a maioria, o povão, exercendo-o de direito, nem sequer o cheira... O estado de coisas é, pois, o de uma verdadeira oligarquia, ou se preferires, um pequeno conjunto de oligarquias que pactuam umas com as outras para melhor manterem os seus privilégios para o que têm de controlar tudo e todos.Fui suficientemente claro?





Neste blogue praticam-se a Liberdade e o Direito de Expressão próprios das Sociedades Avançadas

Sem comentários: