quinta-feira, 10 de julho de 2008

Falta de Memória

Você ainda tem memória? Apresento, de seguida, um post meu de meados de Maio de 2008. Nesse post expliquei as razões pelas quais as cotações do petróleo estavam a subir e expliquei que nos devíamos preparar para uma tendência estrutural de aumento dos preços. Nessa altura, caiu o carmo e a trindade, porque, segundo certas pessoas, eu estava defender os aumentos abusivos. Erguem-se agora as mesmas vozes para nos dizer que nos devemos preparar para preços de 200 dólares. Por isso, quando eu alertei para a proximidade destes preços, estávamos perante "extremismos fundamentalistas". Agora, não sei bem o que será. Felizmente, há registos do que foi escrito. AQUI!
______________________________________________________________

"O petróleo que Portugal compra tem como referência os preços do Brent e não do Crude. Sendo o Brent expresso em dólares e tendo em consideração que, nos últimos tempos, a moeda norte-americana tem vindo a desvalorizar, muitos acreditam que os aumentos dos preços de combustíveis não se justificam ou são exagerados. Sucede que, no último ano, o dólar desvalorizou cerca de 15%, enquanto o Brent valorizou cerca de 80%.O preço do petróleo incorpora imensos factores e variáveis. Aspectos relacionados com a confiança e a segurança dos agentes de mercado são cruciais neste momento, mais do que nunca. A instabilidade política, económica, social, militar e religiosa do Médio Oriente é um outro importante factor. A especulação é outro, sem dúvida alguma. Enfim, qualquer indisposição do sr. Chavez ou um atentado, por pequeno que seja, na Nigéria, é suficiente para empurrar os preços para cima. Mas, quer gostem, quer detestem, o principal factor que influencia e determina o preço internacional do petróleo, decorre do equilíbrio entre a oferta e a procura. O preço é essencialmente determinado em função do que há para vender (que é cada vez menos e que é cada vez mais difícil de extrair e mais oneroso de produzir) e dos que estão interessados em comprar (que são cada vez mais, tendo em conta a expansão desmedida das economias emergentes, em especial da bulímica economia chinesa).Os preços têm aumentado, e podem crer que vão continuar a aumentar, não porque haja manipulações nos preços por parte da GALP ou das restantes petrolíferas, mas sim porque há um óbvio desfasamento entre as necessidades da procura e as possibilidades da oferta.As previsões para daqui a um ano apontam para uma cotação próxima de 160 dólares para o Brent. Você quer combustível para o seu automóvel mas, nestas duas últimas décadas, várias centenas de milhões de seres humanos também começaram a querer o mesmo. Lembre-se que o parque automóvel português, em 1973, era composto por 766 mil veículos e, em 2006, já SÓ eram 5.6 milhões de veículos. O que aconteceu aqui está agora a acontecer, numa escala astronómica nas economias emergentes. Só a China tem tido crescimentos anuais do seu parque automóvel na ordem dos 15% a 25% - por aquelas paragens já existem cerca de 160 milhões de veículos automóveis. E a coisa está longe de ter parado ou de se inverter.As pessoas barafustam porque o petróleo aumenta e dizem que não tem porque aumentar porque o dólar se está a desvalorizar. Bem isso é verdade! Mas a desvalorização do dólar tem sido muito inferior à valorização da cotação do Brent, e a cotação do Brent é essencialmente determinada pela oferta e pela procura.E se acha que não é assim, junte-se a uns amigos e vá a Londres tentar negociar o petróleo a preços mais baratos que a GALP."
PUBLICADO POR PAULO PEDROSO EM 16 DE MAIO DE 2008

3 comentários:

A Besta disse...

Meu caro, sabias:
1 - Que no preço do barril do crude/brent existe uma componente especulativa muito alta (cerca de 40%)?
2 - Que as economias emergentes estão a comprar menos derivados do petróleo do que compravam há 6 meses atrás devido ao preço astronómico a que ele se encontra?
3 - Que existe, neste segmento do mercado, uma procura utilizativa cada vez menor e uma procura especulativa cada vez maior?
4 - Que enquanto o anormal do Bush continuar na Casa Branca a apoiar a política externa agressiva dos seus amigos semitas (repara que eu disse semitas, não disse Judeus) a componente especulativa do preço tem tendência a aumentar?
Por agora fiquemos por aqui...

A Besta disse...

A maoir e mais bulímica economia que existe no planeta é a dos teus amigos americanos. Basta ler os gráficos do último post da e-ko.

Farelhão disse...

Car@ Besta: o que você foi escrever!!! Vai seguir-se, não tarda, um "testamento" do autor do post para justificar o injustificável, porque ele tem sempre razão. Fique com este conselho: mande outro comentário pedindo desculpa e manifestando a sua total concordância com o teor do post.