sexta-feira, 13 de junho de 2008

Seja estúpido quem quiser… Eles agradecem…


Cada vez mais vou gostando menos de ter razão… No último post descrevi claramente as propostas assinadas entre o governo e a Antram… Após as ler, compreendi logo que os mesmos de sempre já nos tinham, mais uma vez, entrado no bolso. E fiquei a pensar… como é que estes governantes que se recusam a dialogar e a falar seja com quem for se vão agora sair desta… A resposta a que cheguei foi simples e rápida: como sempre fazem, isto é, mentindo e gozando com o pagode alienado que não lê, não pensa, não sabe fazer contas e, ainda por cima, todos os sacanas têm sorte, estão a viver e viverão, pelo menos mais uns dias, a euforia do futebol, da selecção e companhia limitada…Mas, vejamos… Se como transcreve o Público o ministro diz: "Não tenho um levantamento exacto dos custos das medidas", disse hoje o ministro dos Transportes, Obras Públicas e Comunicações, Mário Lino, como é que pode assegurar que as medidas não terão "qualquer peso orçamental"? Será que os jornalistas não sabem dar-se conta de contradições? Se não fez contas é óbvio que só um lorpa não sabe que, então, não pode saber coisa nenhuma… Para além disso, é apenas ler o documento que refiro e, sobretudo, acreditar que a Brisa é uma instituição de caridade… A Brisa? A pagar as contas do estado ou seja lá de quem for? Quais serão as contrapartidas? De quanto mais virá a ser a factura, por agora ajudar a esconder e a lavar a cara à pandilha que nos governa?Seja estúpido quem quiser… Eles agradecem… Ah! E já agora não se esqueçam de pôr mais bandeirinhas portuguesas à janela…



Neste blogue praticam-se a Liberdade e o Direito de Expressão próprios das Sociedades Avançadas

5 comentários:

Paulo Pedroso disse...

Bem, desculpem lá mas não posso deixar de lavrar a minha perplexidade.

Então passam a vida a reclamar dos lucros fabulosos das grandes empresas capitalistas e a exigir que estas contribuam com os seus lucros para a eliminação de alguns aspectos negativos da nossa sociedade e, agora que a BRISA aceitou sustentar, até um determinado limite, a redução dos custos de transporte de bens e mercadorias, também reclamam?

Afinal de contas em que ficamos? Presos por ter cão e por não ter?

PS: Ao contrário do que anunciei sobre a GALP, e para que não haja dúvidas, posso desde já adiantar que detenho interesses pessoais na BRISA, correspondentes à ENORME fatia de 480 acções. Uma verdadeira fortuna!!!

quink644 disse...

Paulo... achas que a Brisa é alguma instituição de solidariedade social? acreditas nesses tanguistas... Isto, assim, vai ficar muito mais caro do que fosse às claras, com o governo a dar a cara...
Lê bem as condições do acordo que eu fui buscar à Antram e logo vês quem vai pagar...

Paulo Pedroso disse...

Não, meu caro. É claro que não acho que a Brisa seja uma instituição de solidariedade social.

Mas, por isso mesmo, é que a Brisa aceitou suportar o custo até ao limite de 2.5 milhões de euros, durante seis meses e apenas no período nocturno.

Tal como lá fora, as grandes empresas cotadas em bolsa, aceitam participar em certos custos sociais. Neste caso, a Brisa aceitou suportar um custo de 2.5 milhões de euros de forma a que esse custo não se reflectisse nas empresas transportadoras, empresas essas que estavam em risco de falência devido à diminuição das suas margens de lucro.

Os custos foram diluídos pelos diferentes agentes económicos. Se eu acho que foi um bom acordo? Não sei. Sinceramente, não sei.

Sei, isso sim, que os consumidores e os cidadãos seriam os mais prejudicados com a não resolução desta crise.

Parece que na França há uma grande empresa energética que vai sustentar o pagamento da factura relativa ao aquecimento de centenas de milhares de famílias. Ao contrário do que se diz, as grandes empresas não estão interessadas apenas no lucro.

Afinal de contas, toda esta crise está a atingir, em cheio, todo o tecido económico e são raras as empresas que podem dizer que estão a beneficiar com toda esta situação.

As empresas estão interessadas em tudo menos matar a galinha dos ovos de ouro. Se assim fosse, não seriam elas as maiores financiadoras das grandes companhias culturais. Há instituiçoes culturais que só sobrevivem graças ao mecenato de empresas cotadas em bolsa. O retorno, à sociedade, de parte dos proveitos dessas empresas, é favorável para a imagem que querem projectar assim como é favorável aos cidadãos em geral.

É por isso que eu acho que a decisão da Brisa é louvável. Mesmo tendo em conta que uma medida dessas tende a prejudicar a cotação do título.

quink644 disse...

Continuo em desacordo absoluto, mas a isso chama-se pluralidade de ideias. Por mim, creio que estás a esquecer todos os outros pontos do acordo e, para além disso, com mais 2 ou 3 dias de paragem este governo caía, que era o que eu desejava... Mas eles sabiam-no tão bem como eu, pelo que não foram capazes de ser insolentes e arrogantes como sempre o têm sido com os mais fracos.
É a minha opinião,
Um abraço

Paulo Pedroso disse...

Que eles são insolentes e arrogantes com os fracos já eu sei. Concordo completamente com a tua leitura: este governo é fraco com os fortes e forte com os fracos.

Não concordo quando achas que o governo caíria se o protesto se mantivesse durante mais dois ou três dias. Seria preciso muito mais do que isso.

Depois, apesar de eu estar muito longe de suportar politicamente este governo, não desejo que caia. Não é que goste dele. Antes pelo contrário.

Mas, tal como sempre defendi no passado, as legislaturas são para ser levadas até ao fim. É esse o funcionamento regular e normal da democracia e do Estado de Direito. Pretender a demissão do governo é lançar o caos e a ingovernabilidade em Portugal e transformar problemas grandes em problemas maiores.

Este regime político pode ter muitos podres e muitos defeitos mas acho que seria muito pior se transformassemos o regime português num regime italiano, com eleições de seis em seis meses e governos a entrar e a sair a torto e a direito.

Posso detestar este governo mas a democracia está em primeiro lugar. Além do mais, como já disse anteriormente, os portugueses têm de se habituar a assumir as consequências dos seus próprios actos. Escolheram o PS e Sócrates para governar? Então que o gramem até ao fim. Se há alguém culpado pelo facto de Sócrates estar a governar é o próprio povo português. Eu não votei nele, mas a democracia é para respeitar.

:-))