segunda-feira, 30 de junho de 2008

John Lennon Era Um Pacifista E Foi Perseguido Por Nixon







A imagem é uma fotografia tirada em Nova Iorque dum cartaz, pago por Lennon e Yoko Ono em 1971, anuciando que a guerra tinha acabado. Foi perseguido pelo FBI e Nixon tentou deportá-lo, mas acabou por ter de deixar a Casa Branca antes de tempo por causa do escândalo do Watergate, e, Lennon pôde regularizar a sua situação como residente.

3 comentários:

Paulo Pedroso disse...

Pois foi! E quantos é que perseguidos na Europa por muito menos que isso?

Já agora, a propósito do escândalo Watergate, talvez seja um pormenor lembrar que, no "regime totalitário" dos EUA, depressa se fizeram filmes atrás de filmes, sobre o assunto, com actores bem associados às personalidades autênticas, onde tudo foi discutido, explorado e confrontado. Mas isso, foi no "regime totalitário" dos EUA.

Na Democrática Europa, pelo contrário, ainda estamos à espera de um qualquer filme que seja capaz de abordar, com abertura, franqueza e desassombramento, os muitos casos de escândalos em que têm estado envolvidas as elites políticas, sociais, económicas e até religiosas, indicando claramente o nome das pessoas e pondo o dedo na ferida.

Mas, obviamente, tudo isto é apenas mais um sinal da elevada civilização europeia, certo?

Ah, sim, tem razão, na Europa até se fizeram uns filmes sobre escândalos reais... mais precisamente sobre a vida e morte da Princesa Diana...

Pois!

A Besta disse...

Não há dúvida que este PP é mesmo um pró-americano primário.
É que não se pode tocar em nada que diga respeito aos USA que ele fica logo todo abespinhado... (:->

Paulo Pedroso disse...

Não, besta, estás bestialmente enganado.

Apenas acho que o caso Watergate é um exemplo vivo de que as instituições democráticas funcionam nos EUA. Mais um exemplo, aliás, que podemos comparar com a Europa, já para não falar com muitos países de África, Ásia ou América Latina, e verificar quantos Presidentes ou Primeiro-Ministros foram obrigados a demitir-se por escândalos políticos.

Além do mais, sua besta, limitei-me a pegar no exemplo do caso Watergate para recordar um aspecto essencial. Se os EUA são uma sociedade pouco livre, como dizem os antiamericanos, como é que eles realizaram uma série de filmes e séries logo a seguir ao escândalo, enquanto na Europa têm de passar décadas para que se faça um filme sério sobre escândalos idênticos?