sexta-feira, 6 de junho de 2008

Apito Encarnado

Neste blogue praticam-se a Liberdade e o Direito de Expressão próprios das Sociedades Avançadas


Ainda não falei da exclusão do F.C.Porto da Liga dos Campeões, mas vou escrever após a sentença do recurso.

Para já leia-se:

“Liga de Clubes ainda aguarda mais dados da PGRO "Apito Final" ainda não acabou. A Comissão Disciplinar da Liga de Clubes tem dois processos suspensos aguardando os resultados de um inquérito aberto pelo procurador-geral da República com base no dossier "Apito Encarnado". O documento tornado público em Agosto de 2007, foi entregue à PGR (e também à Liga, Federação e Polícia Judiciária) e pode colocar o Benfica sob a alçada da justiça desportiva no âmbito do processo "Apito Final". Alegadamente elaborado "por um conjunto de funcionários de investigação" da Polícia Judiciária, o dossier denuncia uma suposta dualidade de critérios da investigação do processo "Apito Dourado", e refere "factos" a que " por esquecimento não terá sido dado o devido tratamento". Algumas das denúncias dizem respeito à época 2004/2005, ano em que o Benfica conquistou o campeonato. "Reuniões secretas entre Luís Filipe Vieira e José Veiga com dirigentes da arbitragem" , "reuniões num restaurante de Penafiel entre José Veiga e vários árbitros e árbitros assistentes", "reuniões entre o dr. João Rodrigues com o sr. Pinto de Sousa num hotel de Lisboa" , "a promessa da contratação de um jogador do Estoril antes do "famoso" jogo Estoril-Benfica, no Algarve", são algumas das denúncias feitas no documento anónimo que mereceu a Pinto Monteiro, no entanto, a decisão de abrir um processo de inquérito.

Sabendo disso, a Comissão Disciplinar da Liga de forma a evitar a prescrição que poderia resultar da abertura de um novo inquérito, tomou a decisão de suspender dois processos. Os processos de inquéritos 02-06/07 e 13-06/07 , apesar do arquivamento dos autos na parte respeitante à matéria de facto da deliberação final mantêm-se suspensos por um período de dois meses, a contar da data de publicação do respectivos acordãos - 6 de Maio de 2008 - ( no dia 6 do próximo mês de Julho a situação será revista), conforme se pode ler nas páginas 38/39/ 40 e 110/ 111 dos respectivos documentos. "O prosseguimento do processo visa investigar e aferir do relevo jusdisciplinar da factualidade que possa resultar da informação remetida a esta comissão disciplinar pela procuradoria geral da República".

O DN tentou contactar o Presidente da Comissão Disciplinar da Liga, mas sem sucesso. Ricardo Costa, que ontem esteve reunido com o Procurador Geral da República, manteve durante todo o dia o telefone desligado. O DN também não conseguiu chegar à fala com Luís Filipe Vieira . No entanto, em Agosto de 2007, quando o documento foi tornado público, o líder do Benfica foi claro na reacção: " se a PGR recebeu esse documento, que investigue. E que nada fique por investigar. O Benfica confia e sempre confiou na Justiça". -I.A/T.S.P”

In Diário de Notícias

Quero ver o que vai acontecer a estes…

2 comentários:

Xelb disse...

Refere-se ao famoso Dossier “ANÓNIMO” que apareceu no ano passado e que os papalvos (que se esquecem que os seus dirigentes foram considerados culpados com PROVAS REAIS) tanto aplaudem.

Eu nem falo da falta de provas e pelo cheiro que sai daquele documento… basta olhar com um bocado de cuidado para um dos factos relatados para ver o desespero de quem o escreveu!

No tal Dossier (pag 15) aparece uma referência a um Campomaiorense-Alverca quando LFV era presidente do clube Ribatejano:

Pois… mas o engraçado é que um Campomaiorense-Alverca em que o Alverca (enquanto Mantorras lá esteve) tenha vencido por 0-1 e com o golo a ser marcado pelo Angolano, NUNCA ACONTECEU!!!

Mantorras esteve em Alverca nas épocas 1999-2000 e 2000-2001. E nessas 2 épocas, o Alverca empatou 0-0 e ganhou por 4-0 na deslocação a Campo Maior. É verdade que neste último jogo Pedro Mantorras marcou um golo aos 84 minutos de jogo, mas foi o 4º da equipa de Alverca e não o “0-1″!

Poderiamos pensar que os ANÓNIMOS estariam a falar da Taça de Portugal… mas tanto em 1999-2000 como em 2000-2001 o Campomaiorense foi eliminado por clubes que não eram o Alverca: Salgueiros e Benfica!

Poderia também ter acontecido que os ANÓNIMOS estivessem a falar de um Alverca-Campomaiorense e não de um Campomaiorense-Alverca… o que já de si seria uma enorme gaffe, pois eles dizem que o jogo “…foi em Campo Maior” que é um bocado diferente de ALVERCA!!!

E isso poderia até ter sido no jogo da época de 1999-2000, que o Alverca ganhou por 1-0. Mas nessa época é curioso que Mantorras não tenha marcado nenhum golo… pelo que seria complicado que o defesa mergulhasse para o Chão como “um palhaço” antes de Mantorraz marcar um golo que ele não marcou em todo o campeonato! Ou isso ou Mantorraz é o único jogador do mundo que não marcou nenhum golo num campeonato, mesmo tendo marcado num jogo desse campeonato!

Em 2000-2001, o Alverca ganhou por 2-1 e Mantorras também não marcou… os golos foram marcados por Cajú e Milinkovic!

Por isso pergunto: Como é que se pode achar crédivel um Dossíer em que ANÓNIMOS acusam pessoas por um jogo que NUNCA EXISTIU???

Mais uma pérola da distinta jornalista Alexandra Tavares Teles no DN.

Bom fim de semana.

MMV disse...

xelb,

Como é possivel ser credivel um dossiê, isto é um livro que a menina diz nunca se ter sentado ao lado de nenhum homem, isto numa casa de alterne! Como é que se pode acreditar nesse livro?

Como é possível acreditar num arbitro que esta época disse que lhe ofeceram uma peça de cristal e que foi a peça mais valiosa que recebeu, num jogo Benfica - Naval...

Tenha juizo, oh xelb! O benfica ainda vai jogar é na segunda divisão com o Futebol Benfica!