terça-feira, 10 de junho de 2008

10 de Junho: Dia da Raça?

Dia da Raça? Que Raça? De que é feita a raça dos portugueses?
Mais parece que somos um povo de arraçados: Lusitanos, Celtas, Iberos, Cartagineses, Gregos, Galaicos, Romanos, Godos, Alanos, Visigodos, Suevos, Vândalos, Berberes, Árabes, Judeus, Castelhanos, Asturianos, Andaluses, Leoneses, Galegos, Africanos, Franceses, Ingleses, Brasileiros, Angolanos, Moçambicanos, Guineenses, Cabo-Verdeanos, Timorenses...
Eis uma pequena lista, coligida de memória, do que já fomos e do que somos. O nosso sangue, assim como a nossa cultura, é uma mistura de um pouco de tudo isto, em doses diferenciadas. Estão-me aqui a faltar alguns povos, mas deve-se tudo à falta de memória. O leitor pode dar o seu contributo, para que se perceba melhor, de que massa é feita a Raça dos Portugueses.

6 comentários:

Paulo Pedroso disse...

A minha lista integra povos que nunca estiveram, de forma permanente, no território português, como os Ingleses ou Franceses.

Obviamente, queria apenas recordar que muitos portugueses são descendentes dos ingleses e dos franceses que andaram por cá em diferentes épocas... por exemplo na altura das Invasões Francesas.

Uma das vantagens dos conflitos militares é a mistura de raças que as violações proporcionam. Felizmente, nessas alturas, não estava em vigor a lei do aborto ou muitos nem sequer vivos estariam.

Se, nos tempos que correm, outro Napoleão enviasse tropas para nos invadir, a mulher de Vilar de Maçada era a primeira a correr para a fronteira de Vilar Formoso e a baixar as bragas.

Auréola Branca disse...

Apoiado!
Os portugueses são diversas misturas de raças. E adorei saber que lembrou da minha, brasileira.

Abraços.

fado alexandrino. disse...

Nos portugueses só conhecia duas raças.
Os que têm tomates e os que não os têm.
Estes agora são amplamente maioritários.

e-ko disse...

os que não têm tomates sempre foram amplamente maioritários... sim, porque há muito tempo que este país é uma lástima e nem quase um século de milagres de Fátima trouxeram algumas melhorias. no fundo, com todos os inconvenientes, se não tivesse sido a adesão à CEE, a lástima seria ainda maior...

quink644 disse...

Falta a massa da Nacional, que eu por exemplo comi muita e falta falar da falta de massa, tão característica deste Portugal que no exemplo característico que nos caracteriza nunca soube gerir as massas memsmo quando as teve, 1º com as pimentas da Índia, depois com o ouro do Brasil, as migalhas de àfrica e, finalmente, os fundos comunitários...
Agora, está à venda, só que já nem os espanhóis nos querem comprar...

Paulo Pedroso disse...

Oooooooops!

Esqueci-me dos Ciganos!

:-))