quinta-feira, 29 de maio de 2008

RAPA-NUI - Aqui, quando se acabaram as árvores, ficaram apenas as Cabeçorras de Pedra


Há dez anos atrás, decidi entrar para o negócio do abate de árvores aqui na minha Serra da Estrela. No 1º ano de produção, abati mil árvores. No ano seguinte, aumentei a produção para o dobro. E o negócio tem corrido tão bem que, ano após ano, tenho aumentado a produção anual em mil árvores. No último ano, 2007, consegui abater 10 mil árvores. Nada mau, não acham?

Quando comecei o negócio, os meus clientes vieram comprar-me 900 árvores. No ano seguinte, os clientes já quiseram 1950 árvores. Todos os anos, os meus clientes não param de querer mais e mais árvores. No ano passado, apesar de eu ter cortado 10 mil árvores, os meus clientes queriam lenha equivalente a 14 mil.

Alguns dos meus "consultores" olham para o gráfico da produção e dizem: "Caramba, a produção nunca esteve tão alta. E quer-nos você convencer, Paulo Pedroso, que mais de metade da área florestal já foi cortada e que se aproxima o fim das árvores na Serra da Estrela. Francamente! A produção nunca esteve tão alta!"

Eu, como sou um simples provinciano que não percebo nada do assunto, sigo as instruções dos meus "consultores". Se eles dizem que a produção nunca esteve tão alta, isso deve querer dizer que posso continuar a aumentar ainda mais a produção. Vou fazer como eles dizem. Eles, que são especialistas na matéria, embora só olhem para o gráfico da produção, e passem a vida a dizer que ela nunca esteve tão alta. E isto apesar de eu olhar à minha volta e ver a Serra da Estrela cada vez com menos árvores e os malditos clientes que não me desamparam a porta, a pedir mais e mais lenha. Este ano ainda não vai a meio, mas já cortei mais de 6 mil árvores, embora os clientes quisessem 9 mil. Eu vou cortando e vou continuar a aumentar a produção todos os anos, mesmo com um aumento astronómico do preço da lenha e com rendimentos decrescentes (!!!), mas vou continuar a cortar.

Os meus "magníficos consultores" dizem-me que a produção nunca esteve tão alta. Isso deve significar que as árvores são inesgotáveis na Serra da Estrela.

PS: Acho que já ouvi falar de um caso semelhante passado em Rapa-Nui, lugar que o Mundo hoje conhece por Ilha da Páscoa mas, não vou perder o meu tempo a pensar nas consequências destas coisas porque os meus "consultores" de certeza sabem o que andam a fazer. Além do mais, quem é que quer aprender com os erros do Passado? De Rapa-Nui só me interessam aquelas cabeçorras monstruosas que por lá fizeram. Um destes dias estou a pensar ir até lá, fazer um pouco de turismo, só para ver aquelas grandes cabeças de pedra!

4 comentários:

e-ko disse...

vá, vá, Paulo... mas a nado para não contribuir para o aqueciemto global!!!!

Paulo Pedroso disse...

Não vou a nado porque os meus "consultores E-Konómicos" dizem que posso gastar "lenha" à vontade!

A produção está em alta!

e-ko disse...

uma jangada... sim é o que pode fazer com a lenha, evite sobre tudo de a queimar, cuidado com o CO2, para não aquecer o planeta!

Paulo Pedroso disse...

Sim, claro, não vá este Planeta ficar povoado apenas com "cabeças de pedra" como aconteceu em Rapa-Nui.

O problema da civilização que lá viveu foi o de todas as civilizações: consideravam a sua ilha o "umbigo do Mundo".

Quando se olha para o Mundo como se ele fosse uma dádiva dos deuses, que estarão sempre do nosso lado e nos permitem ter uma "produção sempre em alta", acordamos um dia sem árvores.

Pode ser que, daqui a uns tempos, astronautas de civilizações extra-terrestres descubram que não aprendemos com os erros do passado e constatem o mesmo que os primeiros europeus constataram quando aportaram pela primeira vez à Ilha da Páscoa.